Pesquisas

Para publicar sua pesquisa, Acesse sua conta ou cadastre-se.

Alternativas para o controle de pragas da erva-mate (Ilex paraguariensis)

Dentre as pragas que atacam a erva-mate, destacam-se a broca (Hedypathes betulinus) (Coleoptera, Cerambycidae), ampola (Gyropsylla spegazziniana) (Hempitera, Psyllidae) e o complexo de espécies de ácaro das famílias Eriophyidae e Tetranychidae. O controle é dificultado tanto pelos hábitos como pela ausência de produtos fitossanitários registrados para a cultura da erva-mate. No caso da broca, recomenda-se a poda dos ramos atacados e coleta de insetos, sendo trabalhosos e de relativo sucesso, havendo perspectiva de uso do fungo Beauveria bassiana. Para a ampola não há estudos que comprovem a ação de estratégias de controle. Assim, o projeto visa selecionar em laboratório isolados de B. bassiana e Metarhizium anisopliae, e espécies e isolados de nematoides Steinernematidae e Heterorhabditidae, com base na atividade inseticida, produtividade e comportamento em campo. Também será avalia-se em laboratório e em campo, a atividade inseticida de extratos vegetais contra essas pragas. A equipe envolvida no projeto é a única no Brasil a se dedicar ao tema proposto, com experiência na área e infraestrutura mínima, sendo multidisciplinar e interinstitucional, envolvendo várias Universidades, órgãos de pesquisa (Embrapa Florestas) e empresas privadas do Brasil e da Argentina. Conta-se com alunos de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e de graduação. O projeto muito contribuirá na geração do conhecimento científico, formação de recursos humanos, consolidação de grupos de pesquisa e do Programa de Pós-graduação e, principalmente, contribuir para a cadeia produtiva da erva-mate, possibilitando a produção de matéria-prima de qualidade. Já recebeu apoio financeiro do CNPq (Edital MCT/CNPq N º 14/2010 - R$ 20.000,00 - Processo 473391/2010-4) e da Fundação Araucária.

● Informações adicionais

▶ Ano: 2000
▶ Desde 2000 vem sendo desenvolvidos esses estudos, de forma que foram orientadas e defendidas dissertações de mestrado e teses de doutorado, que publicadas somam 27 artigos, dos quais, são destacados 3, abaixo.

● Arquivos

Seleo-de-isolados-de-fungo-contra-ampola---Marina-et-al-2015.pdf
SEleo-de-isolados-de-fungo-para-broca-da-erva-mate-Fanti-et-al.pdf
Seleo-de-fungos-entomopatognicos-para-o-Controle-de-Oligonychus-yothersi-McGregor-Acari-Tetranychidae-na-Cultura-da-Erva-Mate-Ilex-paraguariensis-St-Hill---Oliveria-et-al-2004.pdf

● Sobre o autor:

Luis Francisco Angeli Alves
▶ Biólogo, Doutor em Ciências, área de concentração Entomologia Agrícola, especialista em Controle Biológico de Pragas